Ideias inovadoras são apresentadas no Start Day

Agosto 17, 2017
Capa start day

Aconteceu no dia 10 de agosto, nos jardins da Escola de Minas, a 1ª Edição do Start Day, evento em que possibilitou os alunos das disciplinas de Empreendedorismo e Ações Empreendedoras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apresentarem o resultado dos planos de negócios de empresas de diferentes áreas, desenvolvidos durante o período.

Segundo o aluno de Ciência da Computação, Lamarck Ferreira, a disciplina colabora muito para o desenvolvimento da empresa, não abrangendo somente o desenvolvimento do produto: “Antes da disciplina eu não tinha noção de preço, não tinha noção o que era um fluxo de caixa, o que eu deveria ter para iniciar minha empresa”.

Sob coordenação do Prof. André Luís Silva, o evento foi promovido pelo Centro de Referência de Inovação e Empreendedorismo (CRIE) e pelo Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP (DEPRO), contando com o apoio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (INCULTEC).

Prof. Issamu Endo, Diretor da Escola de Minas, destacou a importância da realização de evento de empreendedorismo dentro da universidade: “O evento é importante, pois traz uma motivação adicional além das disciplinas formalmente definidas, a forma que ela está sendo apresentada dá possibilidade de interação entre professores e alunos, a fim de discutir vários aspectos do projeto”.

start day 1

Aproximadamente 33 projetos apresentaram os trabalhos em stands e foram avaliados por empresários, representantes de entidades promotoras de empreendedorismo e professores. Os projetos vencedores foram:

1º lugar: Giros

2º Lugar: Casa de atenção às mulheres

3º lugar: Med Line

Além da exposição do projetos, o evento contou com a palestra “Empreendedorismo em Ouro Preto como carreira”, proferida por Conrado Carneiro da Usemobile e Breno Resende da Cachaça Gestor.

O evento permitiu ainda a apresentação das empresas incubadas do Incultec. Pedro Lourenço, da empresa Koffee, ressaltou a importância da participação no evento acadêmico: “Para a Koffee é importante, porque um dos nossos públicos é o público estudantil, então estar presente divulgando nossa imagem dentro da universidade é essencial para a gente se fazer conhecer, para termos mais procuras por estágio e consequentemente atrair mais talentos para nós”. Se deseja conhecer um pouco mais sobre a startup, acesse: https://www.koffeers.com.br/.

start day 2