Projeto da UFOP concorre a prêmio internacional para projetos liderados por mulheres

Agosto 9, 2016

 

O projeto "NeoSticker", desenvolvido por Giovana Ribeiro Ferreira e coordenado pelo professor do Departamento de Física da UFOP, Rodrigo Bianchi, concorre a chance de participar do Prêmio Cartier (prêmio internacional que concederá  uma ajuda financeira para projetos de cunho social e liderados por mulheres. Um projeto será escolhido pela Bel Pesce (empreendedora e fundadora da FazINOVA, uma escola de desenvolvimento de talentos e inovação que ajuda as pessoas a realizarem sonhos) para dar mentorias para participação do Prêmio.  

O projeto é um adesivo auto-colante que consegue pela simples mudança de sua cor avaliar a eficiência da fototerapia neonatal de forma simples e barata, o que pode reduzir a morbidade e a mortalidade infantil. A pesquisa pode contribuir para que as 300.000 crianças que passam por fototerapia neonatal todos os anos, não estejam suscetíveis ao desenvolvimento de sequelas graves chegando ao óbito e a paralisia cerebral, dentre outras. 

O Premio Cartier busca mulheres empreendedoras ao redor do mundo, é uma iniciativa anual de criatividade empresarial que busca projetos de mulheres inspiradores ao redor do mundo. Os prêmios se destinam a mulheres empreendedoras que dirigem empresas.

A pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Polímeros e Propriedade Eletrônica de materiais (LAPPEM) e integrado por: 

 

Giovana Ribeiro Ferreira- Team Leader (Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

Rodrigo Fernando Brinchi - Desenvolvimento Tecnológico (Professor do Departamento de Física da UFOP)

Izabel Cristina Da Silva - Gerente de Propriedade Intelectual (Funcionária técnica da UFOP)

Marcella Rocha Franco - Gerente de negócios (Aluna do mestrado de Engenharia de Materiais)

 

Para o projeto ser selecionado, o grupo precisa ser indicado, o que pode ser feito pelo link que pode ser acessado aqui