VI Empreenda. Em Acão! É um sucesso

Julho 22, 2016

Vencedores do empreenda em ação

Empreenda. Em ação! Evento realizado pela Incultec - O Centro de Referência em Incubação de Empresas de Ouro Preto e a <Devel.op> aconteceu na tarde de ontem (21) no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

Em sua sexta edição, 17 projetos idealizados por alunos de diferentes cursos dos campi Morro do Cruzeiro e João Monlevade. Com o objetivo de ser uma oportunidade para que tanto os projetos de pesquisa e extensão da universidade, quanto os projetos dos próprios alunos sejam desenvolvidos e lançados, permitindo uma aproximação entre universidade e mercado.

O evento apresentado por Leandro Mateus, criador da página “Enquanto isso em Ouro Preto” seguiu o modelo descontraído, direcionado ao público formado em sua maioria por jovens interessados em empreendedorismo. Os planos de negócios são desenvolvidos em uma atividade semestral, realizada na disciplina de Empreendedorismo, ministrada em cursos da UFOP. Nela, os alunos desenvolvem um empreendimento  e o apresentam em um seminário aberto.

Os projetos buscam soluções para problemas ou deficiências cotidianas que vão  desde o desenvolvimento de aplicativos financeiros, que melhorem a vida acadêmica e guia para novos negócios, até propostas para a indústria alimentícia, como produção de cerveja, iogurte salgado, queijo entre outras. Eles foram apresentados a uma banca formada por empresários, investidores e acadêmicos ligados ao mundo do empreendedorismo. Os vencedores:

1º Lugar: Win - Want it Now, R$700,00.

2º Lugar: Laurosse Celiacs, R$300,00.

3º Lugar: I Save  R$200,00.

Melhor escolhido pelo público: Win - Want it Now, R$100,00.

Além do prémio em dinheiro, os vencedores ganharam a participação em eventos e oficinas da Fundação Estudar, Wylinka e Sebrae, 2 dias de imersão no SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, programa do Governo de Minas Gerais de incentivo à criação e ao desenvolvimento do ecossistema de startup e um jantar no  O Passo Pizzajazz

A competição foi feita com rodadas em estilo pitch, tipo de apresentação curta, e simples sobre os planos de negócio das empresas,  que competem na idealização e planejamento de modelos de negócio reais, onde vencem os melhores empreendimentos que estejam prontos para serem apresentados ao mercado.