WORSHOP GRATUITO DE CAPACITAÇÃO

Julho 12, 2016

A fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) promove, no dia 18 de julho, o workshop Beyond papers, how can visual thinking broaden the outreach of scientific research? O objetivo central é oferecer ferramentas para capacitar jovens pesquisadores a repensar as narrativas predominantes dos papers e desenvolver estratégias para ampliar os desdobramentos das pesquisas para a sociedade.

Como explica Caio Werneck, assessor da diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG e um dos facilitadores do curso, o ponto de partida deste workshop é o reconhecimento de que o mais habitual produto de pesquisas científicas — o paper — tem alcance limitado na transposição do conhecimento gerado para além da academia. Ele menciona alguns estudos que apontam que cerca da metade dos papers é lida apenas por três perfis — editores, pareceristas e os próprios autores.

“O workshop busca uma estratégia complementar aos esforços de divulgação e comunicação da ciência já empreendidos por jornalistas científicos”, explica. O público alvo é formado por estudantes de doutorado, recém-doutores ou pós-doutorandos, sendo que bolsistas da FAPEMIG terão preferência. As vagas são limitadas e, para se inscrever, é preciso preencher formulário disponível aqui.

Como será o workshop?

O treinamento proposto é introdutório e provocativo, segue um formato de trabalho ora individual, ora em grupos. Será feita uma breve capacitação sobre pensamento visual ao início, para então experimentar a metodologia Research Storytelling Canvas, que foi desenvolvida em workshops em Berlim e Portland. Buscamos com esse workshop auxiliar pesquisadores e cientistas a traduzir seus achados de pesquisa em formatos customizados aos públicos não acadêmicos.

 Sobre os facilitadores

Willem Minderhoud é designer e illustrador na Flatland. Atua com facilitação e visualização de conversações e sessões criativas, além de workshops e cursos em visual thinking. Willem é mestre em Strategic Product Design pela TU Delft, instituição pela qual se graduou em Industrial Design Engeneering. Trabalhou com pensamento visual e facilitação gráfica em diversos projetos pela agência de design Jogens van de Tekeningen, com sede em Rotterdam, mas atuação em vários países. Conheça seu portfólio de projetos aqui.

Caio Werneck atua nas interseções entre políticas públicas, design e tecnologias. É mestre em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance (Berlim), graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, com especialização em design thinking pelo Hasso Plattner Institut (Potsdam). É servidor da carreira de Especialistas em Gestão Pública e Gestão Governamental desde 2010, onde atuou em várias posições e organizações do Estado de Minas Gerais antes de integrar a FAPEMIG, onde atualmente trabalha assessorando a Diretoria nas questões relacionadas ao desastre de Fundão. Também é co-fundador da organização sem fins lucrativos Onda.

Serviço:

  • Workshop Beyond papers, how can visual thinking broaden the outreach of scientific research?
  • 18 de julho de 2016, das 14h00 às 17h30
  • Local: FAPEMIG - Avenida José Cândido da Silveira, 1500, Horto – Belo Horizonte/MG

Fonte: fapemig