ENCONTRO DOS SABERES

Date:

terça-feira, 22 Novembro, 2016 - 09:40 to quarta-feira, 23 Novembro, 2016 - 09:40

Location:

UFOP

As universidades são instituições sociais? Conjunturas políticas e econômicas podem afetar o ensino, a pesquisa e a extensão: para melhor ou para pior? A qualidade da universidade depende da sua capacidade de se adaptar ao contexto? Toda turbulência externa merece ação interna? A universidade deve trilhar seus caminhos com atenção às novidades cotidianas e às sabedorias da história?

Tensão. Equilíbrio. Estabilidade. Instabilidade. Tempo. Política.

Flexibilidade. Mérito. Caminhos. Ética. Democracia.

Palavras? Ações?

O ano de 2016 incita mudanças. Eleições municipais, processo de impeachment, rearranjos geopolíticos, conflitos partidários, atentados, refugiados...

São vários os sinais de que a sociedade está passando por grandes transformações e que poderão influenciar os rumos da universidade. Esses sinais são particularmente relevantes para as universidades públicas brasileiras que tentam consolidar o recente processo de expansão, num contexto de profundas restrições orçamentárias.

O Encontro dos Saberes 2016 quer estimular o debate sobre os rumos da universidade pública brasileira. Temas historicamente relevantes, como autonomia, produtividade, valorização do ensino, incentivo à pesquisa, diálogo com as comunidades do entorno, e participação da iniciativa privada, precisam ser debatidos sob novas perspectivas e com respeito às pluralidades ideológicas. Nós da organização do evento temos mais perguntas que respostas. E você? Venha para o Encontro de Saberes participar desse debate!|