Projeto Ourofino - Vacina para Leishmaniose Visceral Canina é sinônimo de inovação para a saúde pública

Outubro 19, 2016

Por FEOP

O Projeto Ourofino - Vacina para Leishmaniose Visceral Canina, veio da necessidade de controle da doença, pois a Leishmaniose Visceral é endêmica em praticamente todo o país, onde o protozoário responsável é a Leishmania infantum, o mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) é o principal vetor e os cães e humanos são os hospedeiros vertebrados.

De acordo com o Portal da Saúde: “A leishmaniose visceral (LV) era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural, que acomete homens e animais e tem o cão como reservatório do parasito. Mais recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no Brasil. É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.”

Uma das alternativas de controlar essa doença é o desenvolvimento de uma vacina capaz de proteger esses animais, e consequentemente evitar que a doença ocorra em humanos. A atual vacina está sendo elaborada pelo laboratório da UFOP (LBSap) em parceria com a FEOP e produzida pela empresa Ouro Fino Agronegócio, tendo contribuintes da UFMG, Fundação Oswaldo Cruz René Rachou e pesquisadores estrangeiros.

O objetivo é que ela esteja no mercado em curto prazo, atendendo as demandas do sistema único de saúde e da saúde pública do país.