Compreende o conjunto de atividades que objetiva estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase no desenvolvimento do produto e na capacitação empresarial dos empreendedores.
Na pré-incubação, o empreendedor deve ter uma definição clara do tripé de sustentação do negócio (problema/necessidade, cliente e solução) e, ainda, um produto mínimo viável (MVP) / protótipo, demonstrando que o negócio tem potencial para ser escalado e replicado.
Pretende-se, no final dessa fase, que o empreendedor tenha, na forma de um plano, uma visão clara das variáveis associadas ao modelo de negócios, principalmente do mercado em que se insere. A pré-incubação deverá ser organizada visando atingir dois objetivos principais:
I. Modelo de negócios;
II. Produto ou serviço pronto para ser oferecido ao mercado (ou pelo menos em protótipo).
O prazo de permanência na pré-incubação é de até 6 (seis) meses, contados a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por igual período. Dependendo da especificidade do projeto, esse prazo poderá ser estendido.
O processo de passagem da modalidade de pré-incubação para incubação requer a qualificação do projeto, o qual será avaliado quanto à participação nos cursos oferecidos pela incubadora, ao desenvolvimento do modelo de negócios, assim como ao desenvolvimento do produto
O INCULTEC poderá disponibilizar o ambiente compartilhado e Ao final do período, após avaliação do INCULTEC, os projetos pré-incubados poderão passar para a fase de incubação.